Tipos de entrevistas: quais podem ser realizadas? Confira aqui

Humanus

tipos de entrevistas

Entrevistas de emprego são realizadas a todo momento. As empresas estão sempre buscando talentos e novas contratações para implementar suas equipes. Para isso, é preciso que diferentes tipos de entrevistas sejam aplicadas em cada caso. As variadas técnicas de entrevistas não são conhecidas por todas as empresas, por isso vale ressaltar os principais tipos por aqui.

Infelizmente, com a alta taxa de desemprego, os candidatos se apresentam em maior número atualmente. Por isso, a busca por novos talentos e profissionais qualificados é quase como achar uma “agulha em um palheiro”. Existem muitas pessoas procurando emprego, mas poucas são as pessoas qualificadas para os cargos disponíveis.

Assim, as empresas devem selecionar técnicas eficientes e estratégias para garimpar os melhores colaboradores. Pensando nisso, preparamos um post para que você, gestor e profissional da área de recursos humanos, saiba quais são os melhores tipos de entrevistas de emprego para cada caso. Acompanhe!

Tipos de entrevista 

Existem muitos tipos de entrevistas que são aplicáveis dependendo do caso específico. Em tempos de pandemia, por exemplo, algumas empresas estão optando por ampliar suas equipes de trabalho em home office e com entrevistas feitas à distância. Isso está acontecendo com cada vez mais frequência e pode se tornar uma tendência nos próximos anos.

Veja quais são os principais tipos de entrevistas existentes:

Técnica

A entrevista do tipo técnica é realizada para cargos que necessitam de conhecimentos técnicos específicos. Digamos que uma empresa esteja contratando programadores para desenvolvimento de softwares gerenciais. 

Nesse caso a entrevista vai ser feita com o profissional e ele vai ter que mostrar sua habilidade de programação para que seja feita uma avaliação técnica do seu trabalho, normalmente utilizando uma situação real que poderá enfrentar durante o seu tempo de trabalho na empresa.

Comportamental

Nesse tipo de entrevista de emprego são avaliados critérios mais subjetivos. Diferentemente da entrevista do tipo técnico, a entrevista comportamental leva em conta os aspectos mais sociáveis do candidato. Nesse caso a empresa se preocupa mais com o atendimento, trato com o cliente e trabalho em equipe do que com algum tipo de conhecimento específico.

Em grupo

A entrevista realizada em grupo é aquela em que diversos candidatos comparecem até o local da entrevista e são entrevistados ao mesmo tempo, ou seja, todos juntos na mesma entrevista. Isso permite que o trabalho do entrevistador seja feito de maneira mais ágil e possibilita que os candidatos sejam avaliados na presença de seus concorrentes.

Entrevista com estudo de caso

Esse tipo de entrevista é um dos mais interessantes, pois ele mostra como o candidato à vaga de emprego se comporta em situações pelas quais um questionamento, desafio ou problema lhe é apresentado. Um caso é dado ao candidato para que ele resolva a situação problema da melhor maneira possível. Dessa forma, ele é avaliado pela sua capacidade de resolução de questões.

Entrevista de estresse

A entrevista de estresse é muito intrigante, pois ela coloca os indivíduos que estão se candidatando a uma vaga de emprego em situações de extremo estresse. Essas situações podem ser as mais variadas possíveis. 

Muita pressão é colocada no candidato, que se vê em um ambiente mais hostil que o normal, tendo que passar por situações rápidas e estressantes, como perguntas sem tempo para respostas, pausas demasiadamente demoradas, entre outras situações.

Tipos de entrevistas: em quais casos cada um é mais eficiente

Cada uma das entrevistas mencionadas são direcionadas para algum caso um pouco mais específico de contratação. Vejamos agora quando elas se encaixam em casos práticos:

A primeira entrevista, chamada técnica, é utilizada para professores de inglês, programadores, operadores de máquinas, motoristas, entre outros. Já a entrevista comportamental pode ser utilizada em empresas que precisam de atendentes, como farmácias e lojas do varejo em geral.

A entrevista em grupo pode ser feita para empresas que visam contratar um grande número de funcionários, como lojas que estão abrindo em determinada cidade. Nesse caso, os conhecimentos e comportamentos dos funcionários são parecidos e os que se destacam no grupo são os que mais têm chance de serem contratados.

A entrevista com estudo de caso é feita com profissionais que assumem um cargo de gestão ou direção, por exemplo. Isso acontece, porque esse tipo de trabalho demanda jogo de cintura e pensamento rápido para que tudo saia em conformidade no dia a dia da empresa.

Por fim, a entrevista de estresse é para o profissional que enfrenta muitos desafios. Esse tipo de entrevista é recomendada para cargos em que o poder de decisão e ação são importantes na rotina do colaborador. Como exemplo podemos citar trabalhos envolvendo a segurança patrimonial.

Técnicas diferenciadas

Além dos tipos de entrevistas mencionadas, também podemos citar duas técnicas diferenciadas que também fazem parte do sistema estratégico das entrevistas de emprego. A primeira delas é a Entrevista Simulada, que é a que o candidato conta sua história se expressando de maneira verbal ou escrita, para que depois seja avaliado pela empresa.

Além disso, também é possível citar a Entrevista de Campo, que é aquela em que os alunos universitários são entrevistados enquanto estão cursando a graduação. Os alunos que se destacam são chamados para trabalhar na empresa como estagiários ou já garantem um emprego após o término do curso.

Entrevista remota

Com o advento da pandemia do novo coronavírus, muitas empresas passaram a realizar suas entrevistas de forma remota. A tecnologia pode ser empregada de maneira muito efetiva nesses casos e facilita muito a comunicação do candidato com a empresa.

Esse tipo de entrevista pode ser realizada de diversas maneiras, utilizando aplicativos de mensagens, chamadas por vídeo, entre outras diversas plataformas de comunicação. Se for o desejo da empresa, também é possível realizar a entrevista via ligação telefônica ou até mesmo por e-mail.

Essas últimas opções não são recomendadas, pois não permitem que o entrevistador veja o candidato, apenas escute ou leia o que ele tem a dizer. Porém, em casos mais urgentes ou que não tenha a infraestrutura necessária, pode ser uma opção.

Considerações finais

Agora que você já conhece os tipos de entrevistas existentes, sabe como proceder no seu próximo recrutamento. Lembre-se que cada candidato é único e possui peculiaridades distintas. Dessa forma, é importante que você tenha um olho clínico e saiba apreciar os candidatos mais qualificados.

Você também pode contar com o sistema Humanus para facilitar as suas contratações, pois o software é integrado com a área “trabalhe conosco do seu site. Veja como funciona aqui!

Confira também o artigo que explica como medir o engajamento dos colaboradores da sua empresa!

Posts Relacionados
Comentários