Transformação digital no RH: veja como pode ajudar na otimização de processos

Humanus

Transformação digital no RH

A velocidade acelerada do desenvolvimento de um amplo conjunto de soluções tecnológicas vem causando mudanças profundas em diversos segmentos do mercado corporativo. Além disso, os processos envolvem todas as áreas de uma organização, incluindo a transformação digital no RH.

A expansão do chamado universo digital exige todo um processo de adaptação à nova realidade. Isso vale para todos os departamentos da empresa, principalmente para quem produz os resultados: os colaboradores. Com as melhorias na gestão do RH, eles ganham mais atenção e passam a ser profissionais cada vez melhores.

Quer conhecer o motivo? Continue com a gente a seguir e descubra tudo o que você precisa saber sobre esse processo de incorporação digital na área de Recursos Humanos!

O que é a transformação digital no RH?

Basicamente, podemos entender esse processo como a adição de dispositivos e softwares na rotina operacional de todas as pessoas que compõem o setor de Recursos Humanos.

O ideal é que a organização se preocupe e tenha um plano de implantação da transformação digital em todos os seus departamentos. Também é fato que as soluções empregadas variam de uma parte à outra de suas dependências internas.

Assim, repare que, independentemente da ala do negócio, a transformação digital requer alterações em sua infraestrutura convencional completa. Repare na última palavra, pois ela quer dizer que a mudança não se limita à inserção de dispositivos eletrônicos pela empresa. Tampouco está ancorada na criação e alimentação de sites, blogs ou de contas em redes sociais.

Já faz um tempo considerável que esses detalhes são indispensáveis a qualquer empresa que vise ser referência em seu ramo de atividade econômica. Para que a transformação realmente aconteça e se solidifique, é vital contar com o engajamento dos colaboradores.

Em outras palavras, faz-se necessário alinhar as modificações à espinha dorsal da cultura organizacional da companhia. Com seu olhar perspicaz, você já deve ter deduzido que o RH não só se beneficia da transformação digital, como também é o grande responsável por facilitar a integração entre ela e os próprios funcionários, certo?

Quais são os benefícios do RH digital para os processos da empresa?

A digitalização das atividades desempenhadas cotidianamente pelo RH são determinantes para a melhoria dos resultados conquistados pela sua empresa. Para compreender esse efeito, basta acompanhar as vantagens que vamos mencionar e comentar a partir de agora!

Automação de rotinas operacionais

Quando os primeiros computadores pessoais chegaram ao mercado e ocuparam as mesas dos escritórios das empresas, eles tinham uma tecnologia precária se comparada com os dias atuais. Mesmo assim, ela era suficiente para proporcionar profundas modificações nas tarefas efetuadas diariamente pelos funcionários.

No momento, o céu é o limite. Na prática, empresas sintonizadas com as tendências de RH já usufruem de sistemas e softwares de gestão de pessoas. A depender do porte do negócio, é comum que funções típicas do Departamento Pessoal, como controle de frequência, cálculo da folha de pagamento e pagamento de benefícios, sejam integradas à rotina dos Recursos Humanos.

Por meio das ferramentas tecnológicas adequadas, o ritmo de trabalho se torna mais dinâmico, fluido e menos sujeito ao risco de falha humana. Isso porque a parte majoritariamente mecânica e repetitiva dos procedimentos fica a cargo das soluções empregadas pela empresa.

Maior dedicação à gestão de pessoas

Você se lembra de quando falamos, no início, a respeito da atenção dedicada aos funcionários? Trata-se de uma constatação: conforme delega a execução de atividades monótonas e cansativas a programas criados para tal finalidade, a equipe de RH recebe um acréscimo de tempo considerável. Esse tempo será usado para cuidar de aspectos mais importantes para a organização, como:

  • desenvolver treinamentos especificamente voltados às necessidades dos colaboradores;
  • providenciar um gerenciamento comportamental minucioso;
  • melhorar a comunicação interna;
  • pensar em saídas para diminuir a taxa de turnover;
  • encontrar formas de levar a cultura organizacional a todos os setores e níveis hierárquicos;
  • aprimorar os procedimentos de recrutamento e seleção de novos funcionários;
  • implantar meios eficazes de captação e retenção de talentos;
  • inteirar-se sobre as atualizações das leis trabalhistas.

Melhoria do acompanhamento de indicadores

O complicado processo de tomada de decisão é significativamente facilitado. Quanto mais detalhados e claros forem os relatórios usados para tal, maior a probabilidade de se chegar às melhores resoluções.

No entanto, observe que isso depende de dois fatores básicos: o primeiro consiste na própria experiência e expertise analítica do gestor em lidar com cruzamentos de dados. Já o segundo está atrelado ao primeiro, pois se refere à própria qualidade desses mesmos dados.

Em um cenário ideal, você tem uma equipe especialista, pronta para transformar bons dados em informações valiosas. Para quem souber interpretá-las, elas indicam as respostas esperadas sobre qual deve ser o próximo passo.

Desde que a empresa tenha à disposição a tecnologia apropriada, avaliar métricas de desempenho individual e produtividade por equipes deixa de ser um grande problema.

Aperfeiçoamento da gestão da informação

Há pouco falamos sobre dados, os quais precisam ser tratados com a maior responsabilidade possível. À medida que a empresa digitaliza seus documentos, ela eleva a qualidade tanto do armazenamento quanto da segurança e do gerenciamento.

No melhor dos mundos, os arquivos são alocados na nuvem, de onde podem ser restaurados em caso de perda acidental. Outro benefício é a praticidade de acesso a documentos específicos, mais bem organizados no ambiente digital.

Como iniciar a transformação digital no RH?

De modo resumido, a área de Recursos Humanos é como se fosse o coração de qualquer empresa. Afinal, a gestão de pessoas, a análise de clima organizacional e a introdução de melhorias no ambiente de trabalho partem diretamente ou, no mínimo, passam pelo setor.

Logo, incrementar o setor com as novidades do mundo digital é algo mais do que necessário para as empresas se destacarem da concorrência em seus respectivos nichos de mercado. O ponto é que o sucesso da implantação do projeto depende de ferramentas dotadas de tecnologia de ponta e suporte adequado da fornecedora do serviço.

Para realizar a transformação digital no RH da sua empresa de forma tranquila, você precisa, antes de tudo, contar com um sistema de armazenamento em nuvem. O ideal é que ele ofereça uma base de segurança robusta, além de ser atualizado de maneira automática, que contempla um método contínuo de aperfeiçoamento.

Ficou interessado e quer saber mais sobre as vantagens imperdíveis desse sistema? Confira, agora mesmo, como funciona o RH em nuvem da Humanus!

Posts Relacionados

Descubra como o RH pode dar uma forcinha na saúde mental do time

5 ações de RH para intensificar o crescimento da sua empresa

Como serão os profissionais do futuro?

5 tendências do RH no pós-pandemia

Comentários