Tendências de RH para 2021

Humanus

tendências em rh

O departamento de Recursos Humanos (RH) é um setor que vem se transformando ao longo do tempo, tendo em vista que a própria dinâmica do trabalho tem se modificado com o passar dos anos. Sendo assim, sempre há novas tendências de RH, as quais devem ser identificadas pelos profissionais que atuam diretamente nesta área com o propósito de alinhar e atender aos interesses dos empregadores, colaboradores e consumidores. 

Nós da Humanus resolvemos reunir no post de hoje as principais tendências de RH para 2021, de modo a auxiliar você que atua no setor a atualizar-se e não ficar para trás diante de tantas transformações significativas. Acompanhe e boa leitura!

As principais tendências de RH para 2021

Como mencionado anteriormente, o setor de RH vem se transformando com o passar do tempo. A própria nomenclatura Recursos Humanos vem se modificando, de modo que atualmente algumas empresas já vêm adotando a terminologia Gestão de Pessoas e até mesmo Gestão com Pessoas.

Isso enfatiza ainda mais o caráter humano do colaborador, o qual não pode ser percebido apenas como um mero recurso, e a necessidade de maior participação do funcionário nos processos de decisão do departamento, visto que eles, melhor do que ninguém, podem opinar a respeito de como aperfeiçoar as iniciativas do setor.

Como todo profissional que atua na área pôde perceber, a transformação no setor de RH tem ocorrido gradualmente. No entanto, com a pandemia do novo coronavírus alguns processos foram modificados repentinamente, de modo que o ano de 2021 traz diversas tendências que merecem atenção. Confira!

  1. Capacitação a distância

A qualificação profissional é um tema muito caro para os gestores de RH, visto que os processos de uma empresa vêm se transformando com muita frequência devido ao avanço tecnológico, o que demanda novas habilidades dos funcionários. Contudo, por demandar dedicação e tempo dos colaboradores, por vezes é um verdadeiro desafio programar as capacitações.

Uma alternativa que resolve muito bem essa questão é a capacitação a distância, que é uma opção que há muito tempo está disponível no mercado, entretanto apenas com a pandemia do novo coronavírus é que este tipo de alternativa digital ganhou destaque e aprovação por parte do público.

Assim sendo, uma importante tendência de RH para 2021 é a capacitação a distância, a qual é mais prática e flexível para o dia a dia do colaborador e da empresa. 

  1.  Home office

Outra forte tendência trazida pelo novo coronavírus é o home office. Esta prática, além de garantir a continuidade dos processos da empresa mesmo durante a pandemia e evitar o contágio, apresenta possibilidades de benefícios para os empregadores e colaboradores, como por exemplo a redução de custos e maior comodidade, respectivamente. 

No entanto, o home office traz também novos desafios que merecem receber a devida atenção por parte do setor de RH. Para que o colaborador mantenha a produtividade e a qualidade dentro de casa, é necessário que os profissionais do departamento compreendam as novas necessidades laborais que este tipo de prática demanda, visando auxiliar no melhor desempenho do funcionário mesmo que a distância. 

Além disso, talvez seja necessário algum investimento inicial para que a redução de custos mencionada anteriormente de fato aconteça, já que nem todos os colaboradores contam com a estrutura material adequada em suas residências para a realização do trabalho.

  1. Automatização dos processos

Uma tendência que vem aumentando com o passar dos anos é a automatização dos processos de RH. Antes da pandemia, esta tendência vinha crescendo de forma tímida, contudo agora ela vem ganhando cada vez mais adeptos e certamente em 2021 será uma tendência muito expressiva no campo de RH. 

Dessa forma, se o departamento onde você atua ainda não adotou de maneira ampla a automatização dos processos e está investindo muito tempo para a conclusão das atividades de rotina, este é o momento de realizar uma pesquisa de mercado e encontrar um software adequado que seja capaz de realizar automaticamente diversas tarefas do setor e possibilitar que os colaboradores do departamento possam focar nos processos mais estratégicos e menos operacionais.

  1. Armazenamento em nuvem

Além da automatização dos processos, outro recurso importante é o armazenamento em nuvem, visto que cada vez mais o setor vem se tornando estratégico e focado na análise de dados, os quais necessitam de um espaço amplo para armazenamento de informações. 

Sendo assim, a grande saída para essa questão tem sido investir no armazenamento de dados em nuvem, o qual comporta um grande número de informações sem comprometer o desempenho de outros processos.

Dessa maneira, se o departamento de RH para o qual você atua ainda não conta com este tipo de alternativa, 2021 será um ano interessante para começar a implementar e utilizar este novo recurso, de modo a aperfeiçoar e otimizar os processos dentro do negócio. 

  1. Benefícios alinhados à nova conjuntura

Alguns benefícios oferecidos pelos empregadores aos seus colaboradores perderam o significado durante a pandemia do novo coronavírus. Por exemplo, o auxílio transporte para uma pessoa que está trabalhando em regime home office não faz o menor sentido diante desta conjuntura.

No entanto, um benefício destinado para auxiliar na adequação do espaço e da infraestrutura de trabalho dentro de casa é de suma importância em um momento como este. Nesse sentido, diversas empresas com o auxílio do departamento de RH e colaboradores estão elaborando novos benefícios, os quais se adequem melhor às novas necessidades dos colaboradores.

Considerações finais

Como você pôde perceber, o setor de RH é uma área que vem se transformando muito com o passar do tempo. Contudo, diante da pandemia do novo coronavírus, algumas mudanças que ocorriam de forma gradual e até mesmo novas demandas surgiram de forma repentina, o que irá desencadear em um número expressivo de tendências de RH para o próximo período. 

Desse modo, é de suma importância que os profissionais que atuam no setor estejam atentos a essas mudanças e aptos a alinharem os processos da empresa conforme as novas necessidades existentes. 

Esperamos que este post tenha contribuído para uma maior compreensão a respeito do assunto. Continue acompanhando o nosso conteúdo e mantenha-se atualizado sobre este e demais temas correlacionados.

Posts Relacionados

Descubra como o RH pode dar uma forcinha na saúde mental do time

5 ações de RH para intensificar o crescimento da sua empresa

Transformação digital no RH: veja como pode ajudar na otimização de processos

Como serão os profissionais do futuro?

Comentários