Descubra como o RH pode dar uma forcinha na saúde mental do time

Humanus

Saúde mental

Como será que anda a saúde mental dos colaboradores da empresa? Diversos fatores são capazes de interferir no bem-estar dos funcionários, tanto físico quanto psicológico, sendo os impactos do coronavírus um exemplo.

Preocupar-se com a saúde mental do time de colaboradores é fundamental, pois isso influencia diretamente a empresa. A produtividade, o clima organizacional e a retenção de talentos dependem da forma como os funcionários atuam.

É por isso que a saúde mental se torna um assunto importante para a área dos Recursos Humanos. Quer saber mais sobre como dar uma força no bem-estar do time? Então, acompanhe este post e veja boas dicas!

A relação da atuação com o setor de Recursos Humanos

Funcionários felizes costumam ser mais produtivos. Essa é uma premissa importante para a gestão de RH focar. É por isso que saber como anda a atuação dos funcionários diz respeito ao setor.

Criar parâmetros para acompanhar e aumentar a produtividade, a motivação e o desempenho dos colaboradores é uma medida que contribui consideravelmente para a redução de erros, solução de problemas e diminuição do absenteísmo.

A importância de a saúde mental ser foco do RH

É por esse motivo que a saúde mental dos colaboradores precisa ser uma prioridade para a gestão de Recursos Humanos. Ao garantir que os funcionários se sentem confortáveis trabalhando na empresa, recebem o apoio necessário para desempenhar as tarefas e estão saudáveis.

Assim, é possível:

  • aumentar a produtividade interna;
  • tornar o clima organizacional mais agradável;
  • melhorar as vendas.

A saúde de todos os colaboradores deve ser uma preocupação do RH. Afinal, é a equipe que garante que a empresa consiga alcançar os objetivos e metas traçados, conduzindo o negócio ao sucesso.

As melhores estratégias para apoiar a saúde mental do time

Tendo em vista a importância de acompanhar a saúde mental do time de colaboradores, o que fazer para que os funcionários saibam que têm esse apoio? A seguir, confira algumas sugestões que podem ajudar!

Apoio psicológico

Ter a presença de um psicólogo para atender os funcionários ou uma parceria com consultórios é fundamental para as empresas atualmente. Cuidar da saúde mental do time é valioso para a redução da rotatividade de pessoal e a valorização de talentos.

O apoio psicológico permite que os colaboradores se sintam incentivados a cuidar de problemas pessoais, conflitos desenvolvidos dentro da empresa, relação com o trabalho, entre outros fatores que podem interferir no bem-estar físico e mental.

Jornada de trabalho equilibrada

A jornada de trabalho é outro fator que afeta a saúde mental dos colaboradores. Longas horas de atividades, poucos atrativos no emprego, clima organizacional prejudicado e excesso de tarefas são situações que desgastam o emocional dos profissionais, aumentando a desmotivação e as chances do surgimento de transtornos psicológicos.

Uma rotina de trabalho flexível, em contrapartida, oferece mais liberdade para que o colaborador possa se organizar e mostra que a empresa confia na responsabilidade e no potencial do time.

A distribuição de tarefas também deve ser uma preocupação do RH, a fim de que nenhum funcionário fique sobrecarregado. Às vezes, a queda da produtividade de um profissional pode ser capaz de acarretar a diminuição do desempenho de todo um setor ou, até mesmo, da empresa.

Por esse motivo, é importante valorizar os colaboradores e ter uma maior atenção na jornada de trabalho. Acompanhar como é a rotina organizacional na prática ajuda a fazer os ajustes necessários e a prevenir problemas em diversos aspectos.

Recursos de home office

Ao falar em saúde mental no trabalho, é intuitivo pensar em tudo isso no ambiente organizacional. No entanto, essa é uma preocupação também para os colaboradores que atuam no modelo home office.

Trabalhar de casa tem diversas vantagens, mas também apresenta um conjunto de desafios. Em tempos de pandemia, essa atenção deve ser redobrada. Quando a empresa oferece recursos para o trabalho em home office, é possível contribuir para a diminuição da incidência de transtornos psicológicos.

Materiais, equipamentos tecnológicos, conexão estável, cadeira e mesa ergonômicas: todos esses são recursos fundamentais para os colaboradores no home office. A gestão de RH deve se certificar de que esses cuidados estão sendo garantidos.

Gestão de benefícios

Não é apenas o salário que desperta o interesse de um profissional para trabalhar em uma empresa. Os benefícios oferecidos também são ótimos atrativos. E é praticamente impossível falar de saúde mental sem considerar o bem-estar físico.

Benefícios corporativos, como assistência médica e odontológica, vale-alimentação, vale-refeição, vale-transporte, além de parcerias com academias, empresas culturais e de lazer, são investimentos importantes para a empresa.

Quando os colaboradores recebem uma boa remuneração e benefícios corporativos, sentem-se mais valorizados e motivados para contribuir com o desenvolvimento da empresa. Tudo isso garante uma maior retenção de talentos e mais produtividade interna.

Conscientização sobre a importância da saúde mental

Diversos transtornos psicológicos estão presentes no dia a dia dos colaboradores, sem que eles se deem conta. A Síndrome de Burnout é um exemplo de problema de saúde mental que pode surgir em decorrência do trabalho e acarretar vários outros distúrbios, como a depressão e a ansiedade.

É importante que o time de colaboradores saiba identificar o limite entre se empenhar no trabalho e criar uma rotina que adoece a mente e o corpo. Nesse contexto, os Recursos Humanos podem contribuir com campanhas de conscientização de cuidados com a saúde mental.

Ao associar essas campanhas com o apoio psicológico, é possível ter um incentivo maior aos cuidados com a saúde mental por parte da empresa. Isso reflete no comportamento dos colaboradores de maneira positiva, induzindo-os a se preocupar com o bem-estar. Além do mais, contribui com o aumento da motivação e da produtividade no trabalho.

Quer saber como garantir o apoio à manutenção e ao cuidado com a saúde mental do time? A ferramenta de Gestão de RH da Linx tem recursos que podem ajudar a alcançar esse objetivo sem dificuldades. Afinal, investir nas tendências digitais é uma ótima medida para aumentar a produtividade da empresa e garantir um crescimento sustentável.

Tire todas as suas dúvidas sobre a nossa ferramenta ao entrar em contato com a nossa equipe. Estamos à disposição para oferecer todo o apoio necessário!

Posts Relacionados

5 ações de RH para intensificar o crescimento da sua empresa

Transformação digital no RH: veja como pode ajudar na otimização de processos

Como serão os profissionais do futuro?

5 tendências do RH no pós-pandemia

Comentários