RH 5.0: saiba quais mudanças a tecnologia pode trazer ao setor

Humanus

RH 5.0

Assim como diversos segmentos sociais, mercadológicos e empresariais se transformam a todo o instante, o setor de Recursos Humanos também é impactado pelos avanços tecnológicos da atualidade. O reflexo da Era Digital originou o RH 5.0, que está cada vez mais distinto de seu modelo convencional.

Antes concentrado em atividades operacionais de controladorias e registros de dados, esse segmento evoluiu para atender a demandas estratégicas e propiciar melhores resultados às empresas. Para que isso fosse possível, ferramentas tecnológicas e automações de tarefas foram fundamentais.

Pensando nessa nova realidade, elaboramos um conteúdo com tudo sobre RH 5.0 e quais mudanças serão trazidas para as empresas em breve. Confira!

O que é RH 5.0?

O setor de Recursos Humanos lida com diversas demandas de gestão (administrativas e interpessoais), por isso as equipes responsáveis precisam acatar as tendências mais promissoras para otimizar as atividades do setor.

É nesse sentido que surge o RH 5.0, pois ele abrange um conjunto de inovações focado em métodos e tecnologias que serão aplicados por todas as empresas em breve. Entre os pontos que merecem destaque estão:

  • automatização de tarefas de rotina;
  • aprimoramento da performance dos colaboradores;
  • tratamento de Big Data;
  • desenvolvimento emocional e profissional dos talentos;
  • transformação digital, com uso da computação na nuvem.

Todos esses pontos em conjunto equivalem ao RH 5.0, que corresponde a um novo modo de gerenciar os Recursos Humanos para lidar com o mercado de trabalho do futuro. Ao fazer isso, sua empresa estará apta para desenvolver talentos com foco em automação e competitividade.

Quais são os benefícios do RH 5.0?

Conheça os maiores benefícios do RH 5.0 após sua implementação.

Inteligência

Garante uma gestão robusta e baseada em dados completos e seguros, graças à automação de informações em tempo real. Tudo isso é proveniente da Inteligência Artificial presente em softwares de gestão e ferramentas de trabalho.

Além disso, esse conhecimento pode ser contemplado em programas que acompanham a assiduidade, a performance e o envolvimento dos profissionais. Assim, uma grande variedade de recursos gerenciais de pessoas surge para ampliar o controle e a visibilidade do capital humano a fim de oferecer experiências internas memoráveis.

Digitalização

A digitalização está cada vez mais presente na nossa sociedade, pois foi potencializada pelas restrições impostas durante a pandemia. Atividades manuais e documentos físicos são recursos que se mostram cada vez mais defasados e inviáveis.

A propósito, a popularização do home office como medida de distanciamento social deixou clara a irrelevância de marcar acordos e encontros presenciais. É nesse sentido que o RH 5.0 brilha, pois usa e abusa do ambiente online.

Hoje, contratos trabalhistas e documentos laborais podem ser gerados e acordados virtualmente por meio da criptografia. Inclusive, as assinaturas eletrônicas têm o mesmo valor jurídico do que arquivos impressos com assinatura à caneta. Tudo isso garante comodidade, economia e segurança para as partes envolvidas. Um recurso que pode ser usado para a assinatura eletrônica é o certificado digital.

Engajamento

Como o mercado profissional está cada vez mais competitivo devido à automatização de tarefas e serviços, a retenção de colaboradores se torna ainda mais importante.

Para bater de frente com essa realidade, o novo RH adota métodos atrativos para fidelizar seus talentos, como a gamificação, a implantação de recursos tecnológicos de ponta no ambiente de trabalho e treinamentos periódicos sobre novos métodos e recursos high-tech.

Flexibilidade

Com a consolidação do trabalho remoto para algumas funções da empresa, é possível obter praticidade e economia — tanto que muitas marcas já adotam o modelo de forma massiva.

É nesse sentido que a jornada flexível fica mais evidente, pois elimina a sobrecarga laboral e permite que o próprio funcionário defina seu horário de trabalho. Dessa forma, as equipes entregam um melhor desempenho, pois cada membro conhece o período do dia em que é mais produtivo.

Foco na equipe

O RH 5.0 dá atenção especial ao relacionamento interno, colocando os funcionários no centro dos recursos de inclusão. O reflexo disso é a adesão ao bem-estar e à diversidade no ambiente laboral, aspectos que beneficiam a qualidade de vida dos talentos contratados e chamam a atenção de candidatos.

Quais são as principais tendências tecnológicas para o setor?

Conheça as maiores tendências tecnológicas para um RH mais moderno e humanizado.

Automação de diversos processos

A automação operacional é o ponto inicial de inovação. Afinal, independentemente do segmento empresarial, todo departamento de Recursos Humanos lida com diversas atividades burocráticas de rotina. E, dessa forma, tempo e motivação podem ser desperdiçados.

Logo, a automatização de processos é a melhor solução para otimizar a performance do setor. Assim, computadores e dispositivos móveis conectados enviam arquivos, salvam documentos, gerenciam processos de recrutamento e seleção, entre outras obrigações diárias.

Treinamentos online

O treinamento online é um recurso muito utilizado atualmente, por causa da praticidade de aplicação. Muitas pessoas aderiram ao formato, pois é mais flexível e reduz custos, já que não é preciso de uma reunião de pessoas no mesmo horário e espaço físico.

Essa é a nova maneira de melhorar a performance e aumentar a produtividade da equipe. Graças a essa liberdade de escolha, os colaboradores definem o melhor horário para aprender, o que eleva o senso de valorização e motivação dentro da empresa.

People Analytics

People Analytics é uma metodologia de RH que será utilizada com frequência. Por meio da coleta de dados de desempenho laboral, é possível lapidar a gestão de pessoas de ponta a ponta. Após analisar e interpretar essas informações, você compreende o comportamento individual e aplica melhorias no ambiente de trabalho.

Gamificação

A gamificação é uma estratégia que tem o objetivo de gerar uma competitividade saudável na empresa. É um recurso muito útil, pois ativa conexões cerebrais e facilita a retenção de conhecimento por meio da sensação de prazer e recompensa que os jogos proporcionam.

Os resultados de um time treinado por meio de games são extremamente positivos. Por isso, muitas companhias estão direcionando a gamificação para outras áreas estratégicas, como o recrutamento interno e externo.

Experiência do funcionário

A experiência do colaborador é de grande importância para gerar engajamento e diminuir taxas de absenteísmo e desligamentos. A tendência é buscar meios de oferecer uma vivência corporativa memorável para todos os talentos que fazem parte da empresa. Para isso, investimentos pontuais serão necessários, como a concessão de benefícios flexíveis, adequação de processos convencionais e adesão aos recursos tecnológicos da atualidade.

Como visto, o RH 5.0 tem o poder de transformar o setor de Recursos Humanos para lidar com demandas sociais, profissionais e burocráticas com agilidade e eficiência. Após conferir este conteúdo, você provavelmente está a fim de revolucionar o seu departamento.

Nesse sentido, a Humanus pode suprir as demandas do seu negócio. Nosso objetivo é entregar tecnologias e funcionalidades de ponta para atender às suas necessidades de RH. Vamos além de disponibilizar um software, pois temos um time focado em otimizar rotinas e entregar serviços personalizados de acordo com as exigências operacionais de cada um de nossos clientes.

Se você achou este artigo útil, compartilhe-o nas redes sociais para que seus colegas de setor também conheçam as mudanças provenientes do RH 5.0.

Posts Relacionados
Comentários