Reter talentos na sua empresa: 10 dicas essenciais

Humanus

reter talentos

Todo gestor ou responsável por cargos estratégicos dentro de uma organização sabe como é fundamental identificar e reter talentos na empresa, pois além de buscarmos atrair clientes, é fundamental saber atrair e preservar aqueles colaboradores mais bem qualificados.

Pensando nisso, separamos um conjunto de 10 dicas de suma importância para que você consiga reter talentos, pois de outro modo, esses profissionais que investiram pesadamente em sua formação podem buscar novas oportunidades e acabarem encontrando uma nova chance na sua concorrente.

1. Para reter talentos na empresa você deve mostrar reconhecimento

Para preservar os melhores profissionais que compõem a sua empresa é necessário reconhecê-los, ou seja, mostrar que você percebe o bom desempenho que eles têm apresentado e parabenizar os esforços realizados pela empresa.

Essa é uma conduta fundamental para conservar bons profissionais na sua companhia, pois se eles não se sentirem reconhecidos e valorizados irão procurar novas oportunidades e as conseguirão, já que possuem bons currículos para ocupar as melhores oportunidades de emprego.

2. Para reter talentos na empresa você deve valorizar o trabalho

Além de demonstrar reconhecimento pelo bom desempenho profissional você necessita estabelecer, antes de tudo, uma cultura organizacional de valorização do trabalho, pois assim o colaborador se sentirá estimulado para dar o seu melhor. Isso ocorre justamente porque ele saberá que será de fato reconhecido pelos seus esforços.

Ademais, a valorização do trabalho fará com que ele permaneça se desafiando e aperfeiçoando as suas habilidades profissionais, de modo a se manter constantemente motivado na sua empresa.

3. Para reter talentos na empresa você deve proporcionar um ambiente agradável

Outro ponto de suma importância para manter bons colaboradores em seu negócio é proporcionar a eles um ambiente de trabalho agradável, harmonioso e estável.

Essa conduta apresenta significativa eficiência em reter bons funcionários, pois ninguém que seja realmente qualificado irá permanecer trabalhando em um espaço no qual haja conflitos que interfiram no bom andamento da empresa.

Isso ocorre, pois um ambiente desagradável de trabalho atrapalha no desenvolvimento do profissional e pode prejudicar a sua imagem profissional. Deste modo, ele irá buscar um ambiente de trabalho que seja harmonioso e que ele possa focar no seu trabalho e em seu autodesenvolvimento para continuar se destacando.

4. Para reter talentos na empresa você deve remunerar adequadamente

Mais um ponto essencial para estimular a permanência dos colaboradores qualificados em sua empresa é oferecendo remunerações adequadas para os cargos que ocupam e as qualificações que possuem.

Todo bom profissional acredita muito no seu potencial e investe na sua formação. Sendo assim, ele não irá permanecer em um cargo ou local de trabalho que não remunere de forma adequada todo o esforço que ele atribuiu para se qualificar.

5. Você deve realizar avaliações de desempenho justas

Um ótimo instrumento que toda empresa aplica para avaliar a sua produtividade e a dos seus colaboradores são as avaliações de desempenho. No entanto, esse mecanismo de monitoramento deve ser adequadamente elaborado com critérios bem estabelecidos e que proporcionem transparência ao processo.

Caso a empresa não possua um bom mecanismo de avaliação de desempenho, o profissional se sentirá desmotivado dentro do espaço de trabalho, pois irá identificar que o seu esforço não está sendo captado pela avaliação e não se sentirá reconhecido e motivado mais em trabalhar para a empresa.

Portanto, é fundamental possuir instrumentos de avaliação que sejam bem elaborados e, além disso, não abrir mão desses mecanismos de monitoramento e adotar outros critérios que não os técnicos e justos para oferecer novas oportunidades para os colaboradores.

6. É preciso desenvolver a cultura organizacional

A cultura organizacional é de suma importância para a companhia, pois possuindo valores bem estabelecidos é mais fácil de atrair colaboradores que de fato se identificam com a empresa. Essa identificação é essencial, pois trabalhar em um espaço onde todos compartilham de um interesse comum, apesar da pluralidade que possa existir, é um fator fundamental para estabelecer o espírito de comunidade entre a equipe.

7. Estabeleça uma boa comunicação com a equipe

Atualmente, a relação com os colaboradores dentro das empresas se transformou, pois estamos convivendo em mundo onde cada vez mais os ideais democráticos se fortalecem na sociedade.

Desta forma, a capacidade de expressão das pessoas se reflete em todos os setores de sua vida, principalmente no profissional. Portanto, um profissional bem qualificado e que tenha muito para contribuir deseja ser ouvido por todos.

Além disso, é importante também estabelecer uma comunicação acessível com os colaboradores, pois eles estão na linha de frente de vários setores e, muitas vezes, são eles os responsáveis por perceber um detalhe que deve ser modificado e que fará toda a diferença para o bom andamento da empresa.

8. Invista em um bom plano de carreira

Um plano de carreira que seja bem estruturado e que ofereça chances reais do colaborador crescer dentro da empresa é uma ótima forma de preservar os bons funcionários. Isso ocorre, pois a motivação é o aspecto principal que deve ser considerado para manter o colaborador ativo dentro da companhia, e um bom plano de carreira estimula diretamente no engajamento do colaborador.

Confira aqui o nosso artigo sobre as mudanças nas leis trabalhistas!

9. É importante disponibilizar infraestrutura no espaço de trabalho

Seria muito frustrante o profissional investir duramente em sua formação e se empenhar em conhecer os mecanismos mais eficientes e inovadores que estão à disposição no mercado e não encontrá-los no espaço de trabalho.

Uma boa infraestrutura de trabalho é primordial para o profissional se sentir valorizado. Além disso, ele irá trabalhar de forma mais ágil e aprimorada, o que irá proporcionar à empresa um retorno financeiro significativo.

10. Para reter talentos na empresa você deve firmar parcerias

Por fim, uma ótima forma de reter talentos em sua companhia é realizar parcerias com universidades e investir na capacitação qualificada de seus funcionários, pois assim ele se sentirá engajado para se destacar e adquirir uma oportunidade de capacitação, enquanto a empresa irá sair ganhando a partir de um profissional ainda mais preparado para oferecer soluções e alternativas para os negócios.

Essa foi a nossa seleção especial com 10 dicas que irão auxiliar você a ter bons insights para aplicar e reter talentos na empresa. Se este conteúdo foi esclarecedor para você, continue acompanhando a nossa página e se mantenha atualizado com as nossas dicas.

Posts Relacionados

Como transformar os dados da sua folha de pagamento em informação estratégica?

Avaliação de competência e performance: entenda como funciona

RH 5.0: saiba quais mudanças a tecnologia pode trazer ao setor

eSocial Simplificado: saiba o que muda!

Comentários