Empresas em tempos de Covid: novos hábitos que surgiram

Humanus

novos hábitos nas empresas em tempos de covid

Com a chegada da pandemia do Covid-19 em território brasileiro, muitas empresas se viram obrigadas a se adaptar com aquilo que é chamado de “o novo normal”. O que antes envolvia muitos encontros, aglomerações e marketing tradicional, de um dia para o outro precisou mudar e se adaptar a uma nova época para as empresas em tempos de Covid. Quer saber mais sobre os novos hábitos nas empresas nesse período? Então leia este post!

Inovação

Ainda que seja uma época de muitas tristezas e incertezas, a pandemia causada pelo Covid-19 é uma forma de se reinventar e fugir do tradicional. A inovação tem sido algo que muitas empresas estão apostando mais do que o normal, em uma tentativa de conscientizar, garantir lucros, mas ao mesmo tempo, tranquilizar e acalmar a população.

Além disso, qualquer empresa que ainda insista em seguir as formas de interação e venda da época anterior ao Covid, tem grandes possibilidades de ficar para trás. Em um mundo onde a inovação está sendo uma das maiores ferramentas, tentar seguir de forma linear e evitar exponenciar, pode ser um erro.

O Covid-19 adiantou o relógio da inovação para uma grande quantidade de empresas. Em geral, dois grandes pontos chamam atenção:

  • Mudanças incontroláveis;
  • Zona de conforto.

As mudanças ocorreram de forma súbita e não permitiram que ninguém se preparasse. Em contrapartida, tirou muitas empresas da zona de conforto e as fez adotar melhores práticas ambientais e sociais.

Mesmo que o momento faça com que muitas pessoas entrem em desespero por motivos financeiros, indica-se que as empresas estejam de acordo a alcançar propósitos mais profundos e ajudar a proliferar conscientização para as pessoas.

Maior entendimento sobre a desigualdade social

Assim como as mudanças climáticas, a desigualdade social e a pobreza são algo que realmente incomodam a sociedade de um modo geral há muitos anos. Com a pandemia instalada, é impossível que empresas de diversos segmentos evitem lidar com o assunto.

O que uma vez era tratado com descaso, agora é impossível ignorar. Logo, as empresas que anteriormente não tinham interesse ou tempo suficiente para enxergar o assunto, agora notam a importância de se adaptar a diversas classes sociais e pensar genuinamente em alternativas para garantir melhor convivência e influenciar pessoas a pensarem no próximo.

Empresas em tempo de covid: sustentabilidade

Após cenas tristes e degradantes, muitas empresas acabaram adquirindo maior consciência em relação ao meio ambiente, já que um desequilíbrio maior poderia causar mais problemas em relação ao Covid.

Por conta disso, empresas em tempos de Covid estão, também, preocupadas em oferecer opções sustentáveis e de maior empatia para preservar a natureza e manter um equilíbrio com o meio ambiente. Ações como utilizar embalagens sustentáveis em seus serviços de delivery, adotar processos eletrônicos para reduzir o uso de papel e repensar na responsabilidade social, são alguns exemplos de atitudes que já estão sendo aplicadas.

Empresas em tempos de covid: mantendo a comunicação

Mesmo em tempos de Covid, as empresas estão também tentando arduamente manter uma comunicação com os clientes e demais usuários de redes sociais. O fato é que, mesmo com tantos acontecimentos, a grande maioria das pessoas precisou continuar trabalhando e resolvendo problemas de suas vidas pessoais.

Por conta disso, para que indivíduos somente saiam de casa para fazer aquilo que é extremamente necessário, o marketing também precisou mudar e se antecipar a alguns cenários inusitados. Agora o objetivo é manter uma comunicação mais afetiva e positiva, e oferecer serviços que tragam mais facilidade nas tarefas; serviços de delivery, softwares de automação e armazenamento em nuvem.

Além disso, muitas empresas em tempos de Covid preferem reforçar a imagem da marca ao mesmo tempo em que oferecem conscientização.

Se para muitas empresas e indústrias a situação não está favorável, como no caso do setor automobilístico, têxtil e logístico, para empresas que possuem e-commerce, no entanto, a realidade é diferente e promissora. O motivo é que as compras pela internet aumentaram significativamente e, assim, as empresas precisam se atualizar e ficar atentas, já que a demanda de uma loja virtual é, às vezes, muito diferente de uma loja física. Até mesmo porque o produto precisa ser embalado e postado, tarefas que necessitam de uma equipe para realizar. Caso não seja possível, uma alternativa que está sendo adotada por muito empreendedores, é disponibilizar catálogos online e entregar a mercadoria na residência dos consumidores da mesma cidade.

Para contornar a crise

Tudo indica que o impacto do Covid será grande e afetará de forma notável diferentes setores, sendo grande ou pequenas empresas. Em geral, grandes corporações costumam ter um caixa reservado para situações emergenciais, o que faz com que consigam se manter por algum tempo.

No entanto, pequenas e médias empresas dificilmente estão preparadas, já que sequer imaginariam que este tipo de situação poderia ocorrer. Isso faz com que seja muito mais difícil para essas empresas em tempos de Covid conseguirem dar a volta na crise.

A melhor forma é apelar ao marketing digital e aproveitar todos os consumidores virtuais para manter o negócio vivo. Em tempos de quarentena, é extremamente importante tentar fortalecer a marca e mantê-la em evidência.

Para escolher a melhor estratégia, é preciso colocar tudo na ponta do lápis e analisar com sinceridade o momento atual da empresa. Muitos empresários, por exemplo, começaram a investir em mídias pagas para alcançar um posicionamento adequado no mundo virtual.

O fato é que, a essa altura, usar e abusar da tecnologia e criatividade é a melhor opção para manter o negócio funcionando. A boa notícia é que, pessoas em confinamento se tornam muito mais propensas a gastos.

Isso significa que manter a empresa em evidência, principalmente nos meios digitais, é muito importante, já que os possíveis clientes procuram lojas na intenção de comprar, faltando apenas decidir de qual marca adquirir.

Empresas em tempos de covid: home office

Por fim, o home office foi uma das principais decisões tomadas pelas empresas para dar continuidade aos negócios. Para enfrentar a crise e tentar manter os profissionais trabalhando normalmente, muitos funcionários foram mandados para casa para trabalhar.

Dessa forma, a rotina continua praticamente a mesma, mantendo os atendimentos aos clientes, formalidades, reuniões por chamadas de vídeo, horas extras, etc. Logo, o home office se torna uma das formas mais inteligentes de manter uma equipe e fazer com que as vendas online ocorram de forma muito mais rápida e eficaz.

Além disso, prevê-se que, quando a quarentena e o Covid cessarem, as empresas que conseguiram se adaptar a esse novo mundo, terão cativado de forma quase fixa o seu público, já que optou por ações diferentes, inteligentes e cuidadosamente planejadas.

Diferente da concorrência que se nega a utilizar a tecnologia ao seu favor, as empresas em tempos de Covid, que sabem como utilizar o marketing digital se tornarão referência para o mercado futuro.

Posts Relacionados

Como melhorar a comunicação e motivação do time remoto?

Engajamento dos colaboradores: como medir na sua empresa

Cultura organizacional: por que é importante conhecer este conceito?

Home office: dicas para transformar sua casa na melhor estação de trabalho

Comentários