Motivação de equipe: dicas do que fazer para manter os colaboradores produtivos e felizes

Humanus

motivação de equipe

Uma das questões que mais preocupa os gestores e diretores de qualquer empresa é a motivação da equipe. Manter uma equipe motivada é muito mais difícil do que se pensa, já que exige tempo, dedicação e demais fatores que precisam ser colocados em prática. Confira o post a seguir e realize a motivação de equipe da sua empresa da melhor forma!

Qual a importância da motivação de equipe?

Durante muitos anos as empresas pensaram que empregar pessoas e pagar um salário qualquer era o suficiente para que os colaboradores produzissem alegremente e com o mais alto índice de engajamento. Entretanto, atualmente muitos empregados estão claramente conscientes de seus direitos, benefícios e são poucos os que aceitam trabalhar sem incentivos.

Afinal, para alcançar a produtividade desejada na empresa, fazer com que ela bata metas e tenha lucros realmente satisfatórios, é preciso que a equipe como um todo esteja se sentindo bem e querendo, de fato, dar o seu melhor pela corporação. A dificuldade encontrada é saber como motivar e embutir o sentimento de vitória e motivação na equipe.

Com a motivação de equipe é possível atingir ótimos resultados, além de fazer com que todos atuem em harmonia e em busca de um mesmo propósito.

Como investir na motivação de equipe?

Existem muitas formas para fazer com que a equipe se mostre mais motivada, muito além de benefícios e salários. A motivação de equipe é algo que parte muito mais da empresa e de seus líderes, do que de outras ajudas externas, mesmo que isso também seja válido.

Além disso, os custos para motivar a equipe não são altos, o que colabora mais ainda para que seja um programa frequente e facilmente implementado na empresa. Entretanto, é preciso que haja engajamento e compromisso por parte dos idealizadores, já que muitas vezes pode ser difícil reanimá-los.

Mas seguindo dicas simples e práticas é possível fazer com que o processo de motivação de equipe seja descomplicado, prazeroso e inspirador. Confira!

1. Seja um líder presente e apoiador de sua equipe

O líder é a pessoa que muitos indivíduos da equipe se inspiram. Além disso, ele é a pessoa que todos procuram na hora que surge algum problema ou quando precisam de algum auxílio. O fato é que muitos gestores não se mostram devidamente interessados em ouvir, ajudar e estar presente no dia a dia de seus colaboradores.

Esse é, de fato, um enorme erro. Afinal, a partir do momento em que um indivíduo se torna um líder, ele precisa mostrar que está apoiando, ouvindo, entendendo e principalmente trabalhando junto à equipe e jamais contra ela. Sem a presença apoiadora de um líder que é de fato líder, não há maneiras de motivar.

2. Proporcione um ambiente de trabalho agradável

Ninguém consegue se sentir à vontade em um lugar sujo, escuro ou sem ventilação adequada. Um ambiente de trabalho agradável e que tenha o básico para o bem-estar de todos os que estão presentes no local, é fundamental para motivar a equipe.

Se possível, deve-se proporcionar um ambiente claro, confortável, alegre e que faça com que as pessoas tenham gosto de ir trabalhar. Este pode ser um ótimo passo para implantar a motivação de equipe dentro da empresa. Até mesmo porque, antes de cobrar maior produtividade, é preciso também atender as necessidades básicas dos colaboradores.

Em casos de home office, o que é bem comum atualmente, algumas dicas sobre como deixar o local melhor, fazer uma reunião sobre boas práticas pode ser a diferença entre um colaborador triste ou feliz.

3. Feedbacks

Os feedbacks são ótimos para o colaborador saber onde ele precisa melhorar. Contudo, é preciso lembrar que o feedback não deve ser guardado somente para os momentos nos quais é necessário dar broncas nos funcionários. É um mito achar que um funcionário diminui seu desempenho quando é elogiado.

A partir do momento em que ele sabe que está fazendo a coisa certa, a fará com mais intensidade, frequência e buscando sempre formas de melhorar. Mesmo quando o feedback for negativo, evite broncas, humilhações e estresse para ambos os lados. Utilize, sim, da firmeza, mas não se esqueça de ser sempre cordial, com educação e mostrar que se importa com o desempenho e bem-estar do indivíduo.

4. Coloque metas mais realistas

As metas são ótimas para engajar a equipe e despertar um sentimento de competitividade positiva e sadia. Uma meta individual ou geral é uma forma de fazer com que a equipe corra atrás de resultados maiores. Porém, a meta precisa ser realista e não algo que preocupará a equipe em vez de motivá-la.

Se julgar necessário, é possível estabelecer metas diárias que são possíveis de atingir. Logicamente, diversos fatores influenciam, como a demanda do dia, dia da semana, etc. Portanto, estudar prazos, valores e ver quais se encaixam da melhor forma, é fundamental.

5. Envolva a equipe nas decisões

Obviamente algumas atitudes a serem decididas precisam ser única e exclusivamente de responsabilidade do gestor. Ainda assim, nos dias de hoje, a visão de chefe e funcionário já é extremamente ultrapassada e ineficaz. Uma das melhores formas de realizar a motivação de equipe é pedindo opinião, ouvindo ideias e sugestões, reunindo todos e conversando sobre o assunto.

Não há nada de errado em pedir a opinião da equipe quando for um assunto que possa envolver a todos. Essa é uma forma muito sadia de estimular e fazer com que se envolvam nas tomadas de decisões que serão benéficas para a empresa.

6. Benefícios

Muitas empresas entendem os benefícios como somente sendo um salário acima da média, vale-refeição ou plano de saúde. Esses, logicamente, são ótimos benefícios e que se possível devem sim estar presentes na motivação de equipe. Porém, quando se fala em benefícios, o assunto é muito mais profundo.

Por exemplo, é possível fechar parcerias e oferecer descontos ou brindes aos colaboradores. Outra ideia que tem se tornado muito popular são as massagens gratuitas para funcionários que passam muito tempo sentados. Todos os benefícios podem ser adaptados conforme a realidade da empresa e ainda assim servirem como uma ótima motivação de equipe.

Motivação de equipe

Portanto, a motivação de equipe é algo que somente oferece benefícios para a empresa. Seguindo as dicas acima citadas, é possível começar hoje mesmo a colocá-las em prática e adaptá-las às rotinas da empresa e aos poucos implementar o que será mais eficaz em cada caso . Além disso, a motivação de equipe também é uma ótima forma de manter a equipe mais harmoniosa e unida.

Posts Relacionados

Como melhorar a comunicação e motivação do time remoto?

Engajamento dos colaboradores: como medir na sua empresa

Cultura organizacional: por que é importante conhecer este conceito?

Home office: dicas para transformar sua casa na melhor estação de trabalho

Comentários