Home office: dicas para transformar sua casa na melhor estação de trabalho

Humanus

escritório home office

Com a pandemia, o trabalho em regime home office ganhou muito mais adeptos. Afinal, somente assim tornou-se possível manter a produção em dia. A tendência é que esse tipo de trabalho cresça cada dia mais.

Portanto, as casas se tornaram também o local de trabalho de muitos profissionais. Com isso, algumas pessoas encontraram dificuldade em transformar as suas residências em uma estação de trabalho ideal.

Hoje vamos falar como você pode ter um perfeito escritório home office. Portanto, continue acompanhando e veja as nossas dicas. Boa leitura!

Como preparar a sua casa para ser escritório um home office?

Para que você tenha bons resultados em seu trabalho, mantendo o seu ritmo de produção, é importante que o seu home office seja planejado corretamente. Os detalhes como o ambiente fazem toda a diferença.

Se você começar o seu trabalho da noite para o dia em outro ambiente, pode haver alguns impactos que poderão afetar a sua produtividade. Por exemplo os móveis, computadores e outros objetos de trabalho.

Portanto, para que o seu home office seja mais produtivo e eficiente, veja algumas dicas importante para transformar a sua casa em um escritório ideal:

Escolha um local da casa para ser o seu escritório

A primeira fase para montar o seu escritório home office é escolher o local onde irá trabalhar. Pode ser o seu quarto, mas que seja longe da cama. Opte por colocar uma mesa e uma cadeira bem confortável em um cantinho do quarto.

O ideal é que esses móveis sejam posicionados perto da janela, dessa forma você aproveita melhor a iluminação natural. Além disso, tem uma paisagem de inspiração para fazer as suas demandas.

O local também deve ser silencioso, pois é preciso concentração para realizar as tarefas do dia. Portanto, o ambiente, seja no seu quarto ou não, deve ser um local tranquilo, longe de distrações. Por isso, evite ficar perto da TV ligada, do celular ou rádio.

Escritório home office: móveis

Como dissemos, é possível usar móveis que você tenha em casa como, por exemplo, uma mesa pequena e que esteja sem utilidade. Porém, recomendamos que a cadeira tenha uma boa ergonomia. Afinal, você passará a maior parte do tempo nela e precisa manter uma boa postura.

Escritório home office: iluminação

O ambiente ideal da sua casa para trabalhar é aquele que recebe luz natural e boa ventilação. Caso não seja possível aproveitar a luz natural, implemente uma luz artificial. Opte por lâmpadas que não sejam amarelas e nem muito brancas.

Escritório home office: computador e internet

Hoje em dia é difícil saber de alguém que não tenha acesso à internet. Porém, para se trabalhar em regime home é necessário que a sua conexão seja de alta qualidade, daquelas que não caia o tempo todo.

Decore o seu espaço de trabalho

Se você é daquelas pessoas que ficam enfeitando suas mesas de trabalho com fotos, porta-trecos e outros, mantenha a decoração do seu escritório em casa também. O local tendo a sua identidade torna-se mais prazeroso para desenvolver as suas funções.

Tenha horários

Ter horário para trabalhar em regime home office é muito importante. Não é porque o seu escritório é em casa que você pode acordar a hora que quiser, não é mesmo? Além disso, é preciso ter os horários certos para realizar as pausas.

Procure cumprir esse período rigorosamente para que o trabalho não seja prejudicado e nem a sua produção. Não fique tentado a toda hora tomar aquele cafezinho, evite a procrastinação.

Mantenha o local limpo

Nada pior do que trabalhar em um ambiente desorganizado, correto? As ideias não surgem, o dia parece que não rende, é totalmente desgastante. Por isso, deixe o seu home office bem limpo e organizado.

É importante chegar a um ambiente de trabalho e ter aquela sensação de limpeza maravilhosa, não é verdade? Portanto, dedique um tempo para a higiene do seu espaço. Além de tornar o trabalho mais prazeroso, o ambiente ficará mais confortável para desenvolver suas tarefas profissionais.

Organização

Ter uma organização em seu dia faz com que o home office seja mais produtivo. Por isso, seja um profissional organizado, mesmo trabalhando em casa. Determine seus horários e cumpra as suas metas diárias.

Essa não é uma dica de ambiente, mas que é bem-vinda na hora de implementar a sua rotina de trabalho dentro de casa. Planeje o seu dia seguinte sempre no anterior, assim, com certeza, o seu dia renderá mais!

Alinhe seus horários com a família

Pode parecer algo pequeno, mas deixar a família ciente do seu horário de trabalho é fundamental. Portanto, converse com todas as pessoas que moram com você e explique como será a sua rotina profissional a partir de agora e que precisa da colaboração de todos.

Sabemos que em casa há sempre aquela pessoa que fala mais alto, além de haver o som de panelas, aspirador de pó, TV, entre outros. Claro que você não irá proibir ninguém de fazer nada, mas somente para cooperar com o seu trabalho.

Peça a todos a compreensão e mais silêncio. Caso for participar de alguma reunião, avise com antecedência para que todos saibam que nesse momento a casa precisa estar menos agitada para não causar uma má impressão ou ainda atrapalhar a comunicação.

Conclusão

Trabalhar em regime home office exige muita concentração e paciência. Especialmente nos primeiros dias, pois a fase de adaptação pode ser meio incômoda. Afinal, o cérebro ainda não associou o mesmo ambiente do lar como sendo o de trabalho.

Ter um ambiente propício é essencial para que a sua produtividade não seja comprometida. Por isso, as dicas que demos ao longo do post são fundamentais para montar um excelente escritório em casa.

Nesse período onde é necessário manter-se longe de toda a equipe de trabalho, ter um local confortável é essencial para trabalhar. Vale lembrar que o regime home office é uma tendência que pode continuar depois que a pandemia do novo coronavírus passar.

Sua casa pode ser transformada em um excelente escritório, basta somente se atentar aos detalhes.

Posts Relacionados

Como melhorar a comunicação e motivação do time remoto?

Engajamento dos colaboradores: como medir na sua empresa

Cultura organizacional: por que é importante conhecer este conceito?

Motivação de equipe: dicas do que fazer para manter os colaboradores produtivos e felizes

Comentários