Cultura organizacional: por que é importante conhecer este conceito?

Humanus

cultura organizacional

Da mesma forma que a cultura se expressa na sociedade por meio da tradição, símbolos, valores, hábitos, crenças, vestimentas, preferências, dentre outros, a cultura organizacional também se utiliza desses mesmos elementos, no entanto aplicados ao ambiente corporativo e empresarial. Sendo assim, a cultura organizacional é a identidade da empresa e pode proporcionar inúmeras vantagens para os negócios.

Conheça tudo sobre este tema lendo esse artigo completo!

Vantagens: o que a cultura organizacional agrega para a empresa?

A cultura organizacional pode proporcionar inúmeros benefícios para o âmbito empresarial e corporativo. Dessa forma, veja a seguir as principais vantagens:

  1. Recrutamento e retenção de talentos

Dispor de uma cultura organizacional bem definida auxilia no processo de recrutamento e retenção de colaboradores, pois assim é possível identificar novos talentos e reter os melhores profissionais da empresa com maior facilidade, o que irá impactar diretamente no desempenho dos negócios, pois o funcionário se sentirá acolhido e mais motivado em um espaço onde ele se identifica.

  1. Clima organizacional

Do mesmo modo que ocorre em qualquer lugar, pessoas que compartilham os mesmos objetivos, valores e interesses proporcionam um ambiente de trabalho mais agradável, harmônico e produtivo. 

Isso não significa que elas não possam apresentar características diferentes entre si, mas sim que compartilham de valores básicos de respeito um com o outro, por exemplo. 

  1. Tempo e qualidade de trabalho

A cultura organizacional implica diretamente na eficiência do trabalho desempenhado. Isso ocorre, pois quando o colaborador se identifica com a identidade da empresa, ele sabe exatamente como deve proceder, o que agiliza o trabalho. 

Além do mais, como ele se sente mais motivado por pertencer a uma empresa e um time que compartilha dos mesmos valores que ele, o profissional se sente mais motivado e produz mais. 

O melhor de tudo é que a produtividade vem aliada à qualidade do trabalho desenvolvido, pois como o colaborador se identifica com a empresa, ele se sente mais responsável pelas tarefas que exerce, o que resulta em uma maior qualidade no trabalho. 

  1. Satisfação do cliente

Esse ciclo virtuoso de benefícios proporcionado pela cultura organizacional se reflete principalmente na maior satisfação do cliente com os serviços prestados e/ou produtos comercializados pela empresa. 

Tipos de cultura organizacional: veja o modelo que se adequa a sua empresa

Determinados estudiosos se dedicaram a classificar os tipos de cultura organizacional que existem. Nesse sentido, iremos apresentar para você a categorização mais conhecida, que foi elaborada pelo filósofo Charles Handy. Acompanhe!

  1. Cultura de poder

Este tipo está presente em empresas focadas na geração de resultados, as quais incentivam seus colaboradores a competirem entre si, de modo que elas possam obter o melhor desempenho.  

Outra característica da cultura de poder é que a tomada de decisão está concentrada na liderança. Sendo assim, este tipo de cultura é muito presente em empresas de pequeno porte, onde a figura do chefe é muito expressiva. 

Apesar de apresentar bons resultados, este tipo de cultura, a longo prazo, pode apresentar limitações, pois o líder assume uma postura mais incisiva e não estimula um ambiente colaborativo entre os funcionários. 

  1. Cultura de tarefas

Neste tipo, cada colaborador possui tarefas específicas para desempenhar dentro da empresa. Além disso, a liderança e os colaboradores atuam de forma mais horizontal, o que possibilita que todos tenham liberdade para dar o máximo de si pela empresa, ou seja, sejam pró-ativos. 

Contudo, a maior liberdade proporcionada também traz consigo uma desvantagem, que é a dificuldade de monitoramento para garantir o êxito das atividades. 

  1. Cultura de pessoas

A empresa que apresenta uma cultura de pessoas foca na valorização e crescimento dos colaboradores por meio de excelentes condições de trabalho, benefícios, capacitações, dentre outros benefícios.

Nesse sentido, são empresas que retêm e captam grandes talentos e, consequentemente, mostram-se extremamente competitivas no mercado por meio do alto investimento. 

  1. Cultura de papéis

Por fim, este modelo representa a cultura organizacional das empresas que orientam seus colaboradores a focarem em seus papéis, ou seja, são organizações bem hierarquizadas que incentivam seus funcionários a se concentrarem em desempenhar as atividades que cabem a sua função dentro da empresa e ao que são delegados a fazer. 

Desse modo, este tipo de cultura impede a proatividade e flexibilidade das tarefas executadas, o que pode resultar, a longo prazo, em limitações ao bom desempenho dos negócios perante a alta competitividade do mercado e necessidade de constante atualização e adaptação. 

Como implementar a cultura organizacional na minha empresa?

Agora que você conhece mais sobre o assunto, veja na sequência como implantar a cultura organizacional adequada ao seu negócio. 

  1. Identifique a cultura organizacional da empresa

Primeiramente, é necessário identificar a cultura organizacional da sua empresa, com base no conhecimento adquirido no tópico anterior. Sendo assim, é possível verificar se a cultura do ambiente de trabalho apresenta limitações ao sucesso do negócio ou não. Caso seja constatado que mudanças nos valores da empresa são necessárias, faça-as e realinhe a cultura organizacional da empresa.  

  1. Recrute novos talentos

Após identificar a cultura organizacional mais adequada para o melhor desempenho do negócio, utilize-a como critério de seleção durante o recrutamento de novos colaboradores. Dessa forma, você formará um time cada vez mais qualificado de funcionários, os quais se sentirão mais motivados por trabalharem em um ambiente que reflete a identidade deles. 

  1. Estimule a cultura organizacional dentro da empresa

Além de recrutar novos talentos, é necessário incentivar constantemente a cultura organizacional dentro da empresa, de modo a dar manutenção aos ideais do negócio e desenvolver a cultura organizacional de forma plena dentro do time. 

Nesse sentido, divulgue e estimule as regras, os valores, demais elementos e reconheça aqueles colaboradores que se adequam às normas e valores, de modo a engajar os demais.

Se tiver mais alguma ideia sobre cultura organizacional, deixe um comentário!

Posts Relacionados

Como melhorar a comunicação e motivação do time remoto?

Engajamento dos colaboradores: como medir na sua empresa

Home office: dicas para transformar sua casa na melhor estação de trabalho

Motivação de equipe: dicas do que fazer para manter os colaboradores produtivos e felizes

Comentários