Como melhorar a comunicação e motivação do time remoto?

Humanus

Como melhorar a comunicação

O trabalho remoto tem se mostrado muito vantajoso para empresas dos mais variados ramos do mercado. No entanto, um dos desafios que o home office traz é a de manter a interação social entre os colaboradores mesmo a distância. Nesse contexto, surge a principal dúvida: como melhorar a comunicação e a motivação do time?

Profissionais responsáveis pela gestão de pessoas costumam compartilhar dessa preocupação e encontram desafios para garantir que as informações sejam claras para toda a equipe e que o engajamento continue entre os colaboradores.

A boa notícia é que existem algumas medidas que podem ajudar a garantir uma grande melhoria na comunicação e na motivação do time remoto. Quer ver como isso pode acontecer? Então, acompanhe este post e confira as dicas!

Como a motivação se relaciona com a comunicação do time?

A comunicação efetiva tem um forte poder de alinhar os objetivos da empresa e fazer com que todos os envolvidos entendam as funções que devem desempenhar e as demandas coletivas.

Quando isso ocorre, os profissionais se sentem mais motivados a fazer as suas tarefas. Afinal, conseguem compreender tanto o passo a passo para realizá-las quanto o papel que exercem em uma empresa.

Também é possível analisar a situação do outro lado da seta. Uma equipe motivada consegue manter uma boa comunicação de todos os membros, facilitando o desenvolvimento da empresa e a sua produtividade.

Quais são os impactos da comunicação efetiva na empresa?

A comunicação efetiva, por meio de orientações, feedbacks, incentivos e bate-papos, é capaz de trazer uma série de benefícios para uma empresa. Além disso, é fundamental para estabelecer indicadores de desempenho eficientes, que são adequados para o tipo de negócio e para a equipe.

Dentre os principais impactos da comunicação efetiva em uma empresa, é possível citar:

  • aumento do engajamento dos colaboradores;
  • descrição clara das tarefas;
  • transparência corporativa;
  • valorização dos talentos;
  • capacitação dos funcionários;
  • diminuição dos conflitos;
  • redução de erros;
  • melhora da produtividade, motivação, eficácia e desempenho.

Como garantir e aumentar a efetividade da comunicação?

Levando em consideração todas essas vantagens da comunicação efetiva, vale a pena adotar medidas que contribuem para essa melhora. No entanto, o que pode ser feito em uma empresa para construir uma cultura organizacional baseada no diálogo aberto e transparente?

A seguir, confira algumas dicas práticas que vão ajudar a aumentar a efetividade da comunicação do seu negócio!

Mantenha o hábito de responder prontamente

Respostas rápidas são motivadoras. Quanto mais cedo uma dúvida é tirada, maior é a velocidade com que um profissional consegue desempenhar as suas atividades e menores são os atrasos nas entregas de tarefas.

Tendo em vista que uma equipe remota depende do trabalho de cada um dos profissionais, a agilidade no desempenho das atividades faz com que se reduza o tempo de ócio e que haja uma maior produtividade por parte de todos.

Além disso, o aumento da confiança entre o time e a gestão aumenta quando há um retorno rápido. Ou seja, além de melhorar a interação, a comunicação ágil faz com que diversos problemas sejam evitados.

Proponha rodadas de conversa online

Não é porque as atividades profissionais são remotas que não pode haver momentos de interação entre a equipe. Rodadas de conversa são interessantes para que os colegas de trabalho possam se conhecer, os colaboradores se expressem melhor e o contato social seja mantido.

Um dos impactos da Covid-19 foi a diminuição da interação com outras pessoas, por conta da necessidade de distanciamento social para a diminuição da propagação do coronavírus. Apesar de ser fundamental para a garantia da saúde de todos, essa nova dinâmica trouxe várias consequências psicossociais que agravam o bem-estar mental.

Por esse motivo, separar uma hora do dia para reuniões síncronas ou um dia da semana para realizar momentos de conversa online, por mais simples que seja, faz toda a diferença no dia a dia dos profissionais.

Além dos benefícios para a saúde mental de todos os envolvidos, os momentos de conversa online promovem uma maior interação, o que contribui também para melhorar a comunicação entre a equipe.

Aproveite as datas comemorativas

É possível também apostar nas datas comemorativas para gerar momentos descontraídos entre o time. Essas são ocasiões perfeitas para que os colegas de trabalho se conheçam melhor e para gerar um diálogo confortável para todos.

Além disso, nessas reuniões em datas comemorativas podem surgir vários feedbacks que contribuem para o aprimoramento de diversos processos internos da empresa, facilitando a gestão, tanto de pessoas quanto do negócio.

Vale aproveitar as datas importantes para a empresa, comemorações de aniversário dos profissionais, confraternizações antes das férias ou recesso de fim de ano, entre várias opções. Todos esses são momentos que ajudam a impulsionar o engajamento da equipe e a melhorar a comunicação.

O que a empresa pode fazer para motivar os colaboradores?

Agora que você sabe como melhorar a comunicação da empresa, deve estar se perguntando o que fazer para motivar os colaboradores, certo? Como visto, ao garantir um diálogo transparente, é possível ter profissionais mais engajados na equipe.

No entanto, existem ainda diversos incentivos que fazem com que os colaboradores se sintam valorizados em um ambiente de trabalho e, assim, tenham mais motivação para atuar com excelência e contribuir para que mais metas sejam atingidas.

Algumas medidas que são fundamentais para melhorar a motivação do time remoto são:

  • oferta de recursos para home office — dispositivos eletrônicos, conexão estável, materiais ergonômicos, entre outras providências que garantem conforto no trabalho e preservam a saúde física e mental dos colaboradores;
  • benefícios corporativos — vale-alimentação, vale-refeição, assistência médica e odontológica, parcerias com empresas da região, entre outros;
  • possibilidade de crescimento na carreira;
  • capacitação e treinamento para novas funcionalidades dentro da empresa;
  • distribuição de tarefas sem sobrecarga de trabalho;
  • horários de trabalho flexíveis;
  • feedbacks periódicos.

Saber como melhorar a comunicação e a motivação de uma equipe remota pode ser um desafio, mas ao adotar boas práticas na empresa é possível alcançar esse objetivo. Lembre-se de disponibilizar também um espaço para que os colaboradores possam fazer sugestões e contribuir para melhorias internas.

Além disso, apostar na tecnologia é outra medida excelente para aprender como melhorar a comunicação e a motivação do time. A ferramenta de Gestão de RH da Linx tem de tudo para oferecer apoio a um clima organizacional agradável e ao incentivo ao diálogo claro e efetivo no trabalho remoto.

Quer saber como aproveitar essa ferramenta? Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Posts Relacionados

Engajamento dos colaboradores: como medir na sua empresa

Cultura organizacional: por que é importante conhecer este conceito?

Home office: dicas para transformar sua casa na melhor estação de trabalho

Motivação de equipe: dicas do que fazer para manter os colaboradores produtivos e felizes

Comentários