Humanus

BLOG

CATEGORIAS

eSocial passará a exigir muito mais dos profissionais de Recursos Humanos.

27 July 2017

Em janeiro de 2018, entrará em vigor a nova plataforma de comunicação com o governo federal, chamada eSocial. Isso passará a exigir que os profissionais de Recursos Humanos retomem o profundo conhecimento da área trabalhista, do qual, percebemos que muitos se afastaram nos últimos anos.

O eSocial irá transformar o mundo do trabalho e acabará com o "jeitinho brasileiro" em muitas empresas. Com a mudança nas fiscalizações, que passarão a ser feitas em tempo real, as empresas precisarão mudar sua cultura de trabalho para se adequarem a essa nova realidade, exigindo assim, uma enorme atenção nos assuntos trabalhistas, como acordos formais de trabalho, processos cadastrais, contratações, exames médicos, rescisões, etc.

Neste momento, os RHs, devem reunir seus diretores e gerentes para apresentar o projeto e criar juntos um plano de ações para reduzir os impactos nas áreas envolvidas. E para que tudo ocorra da melhor forma, os profissionais de RH devem se preocupar em estreitar o relacionamento com as áreas Financeira, Medicina do Trabalho, Jurídica e Contábil/Fiscal, visto que o eSocial irá impactar diretamente toda a organização.

Realmente, todo esse "tsunami" de informações, vem como um grande estimulo para a formalização do trabalho no país. Aumentando, assim, o controle e promovendo a otimização da informação, da alocação dos recursos públicos e, possivelmente, da arrecadação.

Portanto, deixar para última hora é uma certeza de erros futuros e grandes dores de cabeça.

CATEGORIAS